quarta-feira, 10 de março de 2010

GRIPE SUÍNA

Informativo sobre a GRIPE SUÍNA

A gripe suína é uma doença respiratória aguda (gripe), causada pelo vírus A (H1N1). Este novo subtipo do vírus da influenza é transmitido de pessoa a pessoa principalmente por meio da tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.
TRANSMISSÃO
Assim como a gripe comum, a influenza suína é transmitida, principalmente, por meio de tosse, espirro e de secreções respiratórias de pessoas infectadas.
PREVENÇÃO
De acordo com o Ministério da Saúde, cuidados básicos de higiene são fundamentais para se evitar a contaminação com o vírus A (H1N1), são eles:
- lavar bem as mãos frequentemente com água e sabão;
- evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies;
- não compartilhar objetos de uso pessoal
- cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar.
SINTOMAS
Sintomas: febre acima de 38º e tosse, podendo ser seguida de dor nas articulações, garganta, cabeça, prostração e dificuldade respiratória – em pessoas que tenham voltado em até 10 dias dos países atingidos pela doença.
O Ministério da Saúde recomenda que se houver sintomas como febre repentina, tosse, dor de cabeça, dores musculares, dores nas articulações e coriza, procure um médico ou um serviço de saúde, como já se faz com a gripe comum.
DIAGNÓSTICO
Para se realizar o diagnostico da gripe suína, é necessário que se colete uma amostra respiratória nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório.

Já está disponível o CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO CONTRA A INFLUENZA H1N1

22 de março a 02 de abril -
GESTANTES - (mulheres que ficarem grávidas após esse período devem procurar um posto de vacinação para serem vacinadas)
CRIANÇAS DE 06 MESES A MENORES DE 02 ANOS (1ª dose ) A segunda dose será 30 dias após a 1ª.
POPULAÇÃO COM DOENÇA CRÔNICA (cardíaca, respiratória, hepática, renal, sanguinea, diabetes, imunidepressão ou grande obesidade) exceto idosos com 60 anos ou mais, que serão vacinados em outra etapa.

05 a 23 de abril
POPULAÇÃO DE 20 A 29 ANOS

24 de abril a 07 de maio
IDOSOS COM 60 ANOS OU MAIS - PORTADORES DE DOENÇAS CRÔNICAS (a vacinação será realizada junto com a campanha anual contra agripe comum)

10 a 21 de maio
POPULAÇÃO DE 30 A 39 ANOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário